APRENDA COM A GENTE | ARANHAS

Representam o maior grupo de aracnídeos com aproximadamente trinta e cinco mil espécies catalogadas no mundo. São animais carnívoros que alimentam-se principalmente de insetos.

No Brasil as aranhas de importância médica que podem provocar acidentes devido a sua picada são:

Loxosceles sp (Aranha Marrom): Conhecida como a aranha domiciliar, tem hábito noturno e não é agressiva. Dentro das residências abriga-se em cantos de paredes, atrás de móveis e objetos, rodapés, dentro de calçados, armários, roupas, forros, sótãos. Na área externa vive sob folhagens, cascas de árvores, entulhos, tijolos e telhas empilhadas.

Phoneutria sp (Armadeira): Não constrói teias, são solitárias, e abriga-se em lugares escuros, em terrenos baldios, próximo às residências, buracos no solo, debaixo de madeira e pedras ou entre folhas de vários vegetais, em especial, as bananeiras. Geralmente à noite saem para caçar. São muito agressivas e  seu nome deve-se ao fato de se armar para atacar a presa quando se sente ameaçada. Essa espécie provoca acidentes, que podem ser graves em crianças.

Lycosa sp (Tarântula ou Aranha de Jardim): Apresenta hábitos diurnos, vive próximo à residências em jardins, gramados, pastos, áreas de lazer, piscinas.

- Latrodectus sp (Viúva Negra):  Vive em teias que constrói sob vegetação arbustiva, rasteira, plantas de praia e pode aparecer perto de residências. Não apresenta comportamento agressivo.

As aranhas são animais peçonhentos que injetam o seu  veneno por meio de um par de glândulas localizado nas peças bucais. Os acidentes com aranhas ocorrem com maior intensidade no verão e a gravidade do envenenamento apresenta as seguintes  variações:

- o local da picada;

- a sensibilidade individual  da vítima (os acidentes podem ser fatais, principalmente em crianças);

-  a falta de assistência médica .

A aranha armadeira provoca o maior número de acidentes e aranha marron é considerada a mais venenosa.  Normalmente, os acidentes  ocorrem em áreas domiciliares pois, a vítima entra em contato com roupas, objetos, calçados ou manipulam alimentos em especial, as frutas, onde esses animais estão abrigados.

O Controle das aranhas deverá ser realizado através da utilização de produtos específicos para essa praga e da adoção de medidas preventivas e corretivas no ambiente.

ARANHAS

Conheça nosso mix de produtos para o controle de Aranhas.

‘‘Quem faz o melhor, faz a diferença.’’

Rodovia PE 53, S/N - Sítio Mojolo Km 25, Feira Nova-PE - CEP 55.715-000

TELS.: (81) 3117.1000 | (81) 3117.1014 - E-mail: chemone@chemone.com.br

VISITANTE Nº:

© 2018 - CHEMONE INDUSTRIAL QUIMICA DO NORDESTE LTDA.

CNPJ 03.251.289/0001-00