APRENDA COM A GENTE | PERCEVEJOS DE CAMA (BED BUG)

PERCEVEJOS DE CAMA (BED BUG)

São insetos  da ordem Hemiptera, da família Cimicidae, antropofílicos e hematófagos na fase de ninfa e na fase adulta.

 

No Brasil, destacamos duas principais espécies:  Cimex lectularius e Cimex hemipterus.

 

A espécie Cimex lectularius  é encontrada em quase todos os continentes, estando fortemente presente nas regiões tropicais e grandes centros urbanos.

 

Cimex hemipterus é uma espécie predominante das áreas rurais tendo sua origem no sul da Ásia  e da África.

 

Possuem o corpo ovalado e achatado, são ápteros e a coloração varia de marron escuro a vermelho dependendo da ingestão de sangue durante a hematofagia.

 

São hemimetábolos, com ciclo incompleto. Os ovos medem cerca de 1 mm e as formas imaturas passam por cinco estádios ninfais. As fêmeas põem cerca de 100 a 250 ovos em fendas durante a sua vida.

 

Possuem hábitos noturnos, permanecendo abrigados e protegidos da luz durante o dia. Fazem seus abrigos em estrados de camas, dobras, costuras e cantos de colchões, frestas, fendas de paredes, sob papéis decorativos de paredes, conduítes, sofás, malas de viagem, poltronas, armários, interruptores, etc.

 

Normalmente picam os seres humanos à noite principalmente as mãos, pés e braços. As picadas podem provocar lesões, alergias e cimidíase (dermatose por percevejos) na pele dos indivíduos picados.

 

A presença de percevejos nos ambientes interferem diretamente na qualidade de vida e na saúde da população. Causam além dos processos alérgicos, muito incômodo, levando os indíviduos a desenvolver um processo de fadiga e cansaço devido ao sono perturbado causado pela presença  desses animais.

 

Isso pode acarretar perda de produtividade, mau humor, falta de concentração e atenção nas atividades desempenhadas pelas pessoas acometidas por picadas, além do risco de acidente de trabalho e no trânsito.

 

Um fator que vem contribuindo com a disseminação desses insetos em algumas regiões do mundo, é o turismo e o aumento do número de viagens internacionais. A presença dos percevejos em redes de hotelaria tem acarretado prejuízos financeiros e a criação de uma imagem negativa que se propaga entre os turistas e viajantes.

 

Dessa forma, a necessidade de adoção de medidas sanitárias e a contratação de empresas especializadas para executar o controle integrado de percevejos é fundamental para amenizar os danos causados por esses animais.

O Controle de percevejos de cama deverá ser realizado através da utilização de produtos específicos para essa praga e da adoção de medidas preventivas e corretivas no ambiente.

Conheça nosso mix de produtos para o controle de Percevejos de Cama.

‘‘Quem faz o melhor, faz a diferença.’’

Rodovia PE 53, S/N - Sítio Mojolo Km 25, Feira Nova-PE - CEP 55.715-000

TELS.: (81) 3117.1000 | (81) 3117.1014 - E-mail: chemone@chemone.com.br

VISITANTE Nº:

© 2018 - CHEMONE INDUSTRIAL QUIMICA DO NORDESTE LTDA.

CNPJ 03.251.289/0001-00