POR CONTA DA CHUVA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE TRÊS RIOS, RJ, ALERTA MORADORES SOBRE LEPTOSPIROSE

AGENTES PERCORREM OS BAIRROS PARA CONSCIENTIZAR MORADORES SOBRE ACÚMULO DE LIXO.


Por conta da chuva, vigilância sanitária de Três Rios alerta moradores sobre leptospirose


A temporada de chuva de verão começou e em Três Rios, RJ, foi aceso o sinal de alerta com relação à leptospirose. A doença é transmitida pela urina do rato e é disseminada com ajuda da água da chuva.


De porta em porta, os agentes da Vigilância Sanitária levam duas coisas: o veneno de combate aos ratos e também informação. Na casa do Donizete, no bairro Purys, um dos que mais sofrem com a infestação dos roedores, é grande a preocupação com a doença.


"Minha filha esteve na Cidade Nova, apareceu um rapaz que pegou essa doença. Aí foi para o hospital, ficou até isolado lá, um tempão. Agora que saiu", contou o porteiro Donizete Isabel Ancelmo.


O Leandro perdeu um amigo por causa da leptospirose. "Acho que foi o xixi do rato que contaminou ele. Quando foi descobrir já era tarde demais", comentou o morador.


Segundo a Secretaria de Saúde, foram dez notificações da doença em 2017. Nenhuma delas foi confirmada. Em todo o Estado, já são 70 casos confirmados. Metade se comparado ao ano passado. Mas é durante a temporada de chuva que o número de registros aumenta.


Segundo o médico Luiz Carlos de Olvieira, a doença resulta de uma bactéria presente na urina do rato e se propaga com mais facilidade com a água da chuva. "Os rios transbordam, as águas entram em contato com o esgoto e são espalhadas pela cidade. A pessoa em contato com essa água pode pegar a doença. Principalmente as crianças que gostam de brincar e de nadar na água da chuva".


Os sintomas são fáceis de serem confundidos com o de outras doenças.


"Dor de cabeça, náusea, vômitos e etc... Só numa fase mais grave é que a pessoa tem hemorragias, dispinéia e falta de ar, tem icterícia e pode entrar em coma", explicou o médico.

Para minimizar os riscos de contaminação, a prefeitura intensificou a campanha de prevenção que faz ao longo do ano.


"De orientar o morador do município da forma correta que ele tem que trazer o seu quintal. Se você acumular o lixo de forma desordenada dentro de casa, tudo vai acontecer, vai aparecer o rato, a barata. A vigilância vem orientar a população, estar junto com a população para que a gente possa fazer um bom trabalho", explicou o coordenador de vigilância ambiental de Três Rios, Jeferson dos Santos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon

Rodovia PE 53, S/N - Sítio Mojolo Km 25, Feira Nova-PE - CEP 55.715-000

TELS.: (81) 3117.1000 | (81) 3117.1014 - Email: chemone@chemone.com.br

VISITANTE Nº:

© 2020 - CHEMONE INDUSTRIAL QUIMICA DO NORDESTE EIRELI.

CNPJ 03.251.289/0001-00

POR:
ADMA_ÍCONE_GRAFITE.png